Acidente de trabalho: como evitar?

A metodologia utilizada para organizar o ambiente profissional e evitar acidente de trabalho é um dos principais pilares para manter a produtividade de uma empresa e a saúde de todos os colaboradores.

As regras para a segurança no trabalho são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos membros da equipe e evitar falhas que podem ocasionar danos à integridade física de cada um.

Um ambiente de trabalho organizado irá definir os resultados financeiros de uma empresa e, além disso, proporcionar uma relação saudável com os colaboradores.

Por isso, é extremamente importante que uma empresa ou indústria tenha definidas as condições para a segurança de todos, além de um programa eficaz de redução de acidente de trabalho.

Mas como fazer isso? Confira, a seguir, as nossas dicas de como reduzir a quantidade de acidente de trabalho na sua empresa.

6 passos para evitar acidente de trabalho

1 – Defina as regras

O primeiro passo que deve ser dado para evitar qualquer tipo de acidente de trabalho é definir as regras que deverão ser respeitadas pelos colaboradores. Para isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados e lideranças.

Ouvir os próprios colaboradores e recolher informações do cotidiano deles também é fundamental para desenhar planos mais precisos e eficazes para a proteção de todos.

2 – Tenha um manual de conduta

As regras deverão ser documentadas em um manual de conduta. É recomendável que o material esteja sempre disponível aos colaboradores, para quem não restam dúvidas.

Além disso, essa é uma forma de controle interno que evitará acidente de trabalho na empresa ou indústria. Com o documento, as regras ficam mais claras e com mais facilidade de serem recordadas.

3 – Tenha todos os materiais necessários

Outro ponto importante e capaz de evitar acidente de trabalho é a disponibilidade de materiais e recursos para a proteção dos colaboradores, como uniformes, mascadas, luvas, capacetes, ganchos, cordas, entre outros.

Os materiais devem estar em bom estado e sempre repostos de tempo em tempo, respeitando o tempo de validade de cada um deles.

4 – Fiscalize colaboradores

Parte fundamental no programa de segurança interno é a fiscalização. Esse não deve ser um processo punitivo, mas sim preventivo.

A fiscalização deve ser feita por parte das lideranças, como forma de controlar se todas as normas internas, que evitarão acidente de trabalho, foram respeitadas pelo time.

Caso haja irregularidades ou desrespeitos, os colabores devem ser advertidos imediatamente.

5 – Promova debates e treinamentos

Falar em acidente de trabalho também é uma forma de conscientizar o time sobre os perigos e a necessidade de respeitar as normas estabelecidas pela empresa.

A melhor forma de fazer isso é criar debates internos, compartilhar conhecimentos técnicos e fazer treinamentos frequentemente.

Além disso, esses momentos geram integração entre a equipe. Esse sentimento de parceria pode colaborar na fiscalização interna e no apoio aos colegas de trabalho.

6 – Reforce as regras constantemente

É sempre necessário que todas as normas sejam constantemente reforçadas em treinamentos, debates e campanhas internas. Assim, todos os colaboradores, inclusive os novatos, terão consciência e conhecimento sobre as regras que evitam acidente de trabalho. Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado