Como será o futuro das indústrias no Brasil?

Já faz um tempo que as grandes corporações do mundo passaram por uma transformação digital chamada “Indústrias 4.0”. As novas fábricas inteligentes revelam uma nova revolução no setor da manufatura.

A Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) e outros sistemas tecnológicos ganharam espaço e aumentaram a fabricação mundial, diminuindo custos e tempo de serviço. 

Mas qual é o cenário do Brasil nesse desenvolvimento? Confira como preparar a sua indústria para esse futuro:

A Indústria 4.0 brasileira

Com as novas tecnologias, a realidade da indústria brasileira mudou: a agilidade nos processos, o armazenamento inteligente de dados, o uso de maquinário moderno e a internet são peças fundamentais nesse novo formato. 

Além disso, as indústrias que não se adaptarem ao novo ficarão para trás na corrida com a concorrência, perdendo espaço no mercado e gerando prejuízos econômicos.

Veja, a seguir, alguns dos principais pilares para a modernização da manufatura brasileira:

Big Data para indústrias

O futuro é baseado na utilização de dados armazenados para a tomada de decisões assertivas.

Imagine só se você pudesse prever ocorrências climáticas ou, até mesmo, comportamento do consumidor para agir dentro do mercado?

Com o Big Data isso é possível. A partir do uso de ferramentas tecnológicas já é viável recolher dados relevantes, armazená-los para análise e utilizá-los como embasamento para definição de ações. 

Dessa forma, ao utilizar algoritmos, a indústria cria um posicionamento mais seguro diante do mercado, do consumidor ou até mesmo do meio ambiente. 

Fábricas inteligentes

A otimização de processos por meio da tecnologia é capaz de proporcionar mais rapidez, reduzindo erros de fabricação ou defeitos de peças e produtos. Com isso, a empresa ganha uma maior margem lucrativa. 

Um dos principais pontos das fábricas inteligentes é a conectividade de aparelhos, máquinas e colaboradores por meio da internet.

A partir disso, é possível acionar funções ou pausar atividades em tempo real, ter um controle da fábrica de maneira remota e até mesmo reduzir intervenções. 

Os processos internos ganham mais autonomia e uma gestão ainda mais inteligente. A empresa consegue responder ao mercado com mais agilidade, destacando-se diante das concorrentes. 

Internet das Coisas

Além disso, a conectividade traz um outro grande benefício para a indústria nacional: o recolhimento e a organização dos dados importantes para análises de Big Data, que já serão armazenados na nuvem com o uso da Internet das Coisas.

Com essa ferramenta digital, é possível conectar todos os aparelhos e máquinas utilizados em uma empresa por meio da internet, gerando uma transmissão de dados em tempo real. 

Como se preparar para o futuro das indústrias?

É importante estar conectado! Os avanços tecnológicos são rápidos e frequentes, mudando de tempos em tempos. 

Por isso, uma excelente estratégia para preparar a sua indústria para o futuro é a informação:mantenha-se sempre atualizado com a leitura de jornais, artigos e blogs como o da Hidrocromo.

Além disso, algumas páginas de redes sociais também podem trazer novidades que irão levar a sua indústria para um novo patamar.

Quer uma dica? A nova página do LinkedIn da Hidrocromo trará postagens com informações atuais sobre o mercado, a tecnologia e soluções para a sua empresa.

Clique aqui para conferir e curtir! 


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado