Cilindro Pneumático

Cilindro Pneumático

Com a atual demanda no mercado industrial por automação de processos nos mais diversos segmentos, um componente se destaca entre muitos utilizados, este componente trata-se do cilindro pneumático.

Essa ferramenta é apta a produzir força por meio de um gás comprimido, promovendo movimentos lineares devidamente controlados.

Existe uma variedade de gases que são possíveis de serem utilizados em um cilindro pneumático.

 Porém na indústria destaca-se o ar comprimido, um gás não tóxico, incolor, inodoro e não inflamável. Aa produção de ar comprimido ocorre por meio de um processo de conversão de energia, com a utilização de um compressor de ar onde a energia elétrica é convertida em energia mecânica pelo motor elétrico, que por sua vez aciona um compressor que, pela transformação termodinâmica do ar atmosférico produzida pela compressão, converte a energia mecânica em energia potencial.

Desta forma, o ar comprimido gerado pelo compressor e devidamente armazenado torna-se uma fonte de energia disponível para ser utilizado em sistemas pneumáticos.

Os cilindros pneumáticos ou pistões pneumáticos, são elementos que transformam a energia disponibilizada no ar comprimido em trabalho mecânico por meio de movimentos lineares e/ou giratórios.

A utilização de cilindros pneumáticos na indústria

A utilização de cilindros pneumáticos em plantas industriais se mostra bastante vantajosa em função de suas vantagens, de forma geral podemos destacar:

  1. relação peso-potência, ou seja, em geral esses cilindros possuem baixo peso e alta capacidade de força; 
  2. custos relativamente baixos;
  3. estrutura simples relacionada a outros tipos de cilindros e
  4. fácil mantenabilidade. 

Cuidados importantes!

Alguns cuidados devem ser destacados para que as vantagens já apresentadas possam ser garantidas. 

Neste contexto, o projeto e a fabricação desse tipo de cilindro deve seguir norma rígidas, as quais são determinadas de acordo com a sua aplicabilidade. Dessa forma, ao fabricar um cilindro pneumático, a Hidrocromo segue a norma especificada por nossos clientes, com rígidos procedimentos de qualidades apoiado pela nossa política de qualidade com certificação ISO 9001.

Outro ponto de atenção trata-se do cuidado em relação à manutenção preventiva desse cilindro, a qual deve ser periódica e conforme as condições de trabalho dos cilindros em análise, com especial atenção para fatores externos como poeira, calor excessivo e agentes corrosivos. Durante essa etapa, os seguintes itens devem ser verificados após a desmontagem do cilindro: condições das vedações e danos físicos (riscos ou marcas profundas) na haste e no tubo.

Entretanto, caso durante essas inspeções de rotina forem detectados riscos ou marcas profundas na haste ou no tubo desses cilindros, ou ainda vedações danificadas, esses devem ser reparados, evitando assim maiores danos.

 A Hidrocromo possui total expertise no reparo de cilindros pneumáticos, experiência adquirida com mais de 30 anos na área para as mais diversas aplicações e para os mais diversos tamanhos. Sendo assim, nossa área técnica e comercial terá um enorme prazer em lhe atender e orientar sobre a melhor condição a seguir. Consulte nossos especialista clicando aqui


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado