Tendências da indústria 4.0

5 tendências da indústria 4.0

Com a pandemia de COVID-19, o mundo mudou: novos hábitos, novas rotinas e, consequentemente, novas demandas de mercado surgiram. Por isso, é essencial ficar de olho nas tendências da indústria 4.0 para não ficar para trás durante 2021. 

Pensando nisso, preparamos uma lista de 5 tópicos fundamentais para a indústria pós-pandêmica. Confira a seguir!

Tendências da indústria 4.0

1. Big Data

O isolamento social acelerou a digitalização de diversos processos e atividades cotidianas, como fazer compras, por exemplo. Com isso, as empresas passaram a ter mais dados coletados com informações úteis para gerar melhorias.

Na indústria, o cenário não é diferente. Com as novas tecnologias, é possível obter um diagnóstico preciso de cada procedimento e entender onde estão os pontos que precisam ser otimizados. 

O Big Data, área que armazena e analisa um conjunto de informações, é uma das grandes tendências da indústria 4.0. Isso porque proporciona a implementação de métodos assertivos e adaptáveis às crises para alavancar a produtividade.

2. Em tempo real

Outro efeito do distanciamento social foi a necessidade de usar a tecnologia para se relacionar com as pessoas. O contato em tempo real via internet se tornou ainda mais importante para as empresas e indústrias.

É esperado que esse comportamento continue nos próximos anos, ganhando ainda mais importância, já que independe de barreiras físicas. É possível, por exemplo, monitorar uma indústria estando em outro país. E os avanços não param por aí.

Com dashboards digitais, as indústrias passarão a controlar processos e resultados em tempo real, gerando melhorias instantaneamente para obter ainda mais produtividade. 

3. Sustentabilidade

A preocupação ambiental, que já era uma pauta das grandes indústrias, se tornou ainda mais emergencial após uma pandemia mundial. Além disso, as mudanças climáticas também se tornaram problemáticas que devem ser resolvidas com urgência.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a produção de energia é responsável por 60% das emissões de gases que causam o efeito estufa em todo o mundo.

Por isso, é hora de olhar com mais atenção para as energias renováveis, ou seja, aquelas que não poluem o meio ambiente ou apresentam escassez de recursos. Consideradas como “limpas”, essas fontes energéticas geram cada vez mais interesse em investidores, clientes e parceiros. 

4. Segurança do trabalhador

Do dia para a noite, máscaras e luvas apareceram no uniforme de trabalhadores. A nova realidade exigiu comportamentos adequados para a proteção dos colaboradores, assim como a necessidade de higienização de locais e equipamentos.

No pós-pandemia, a segurança no trabalho terá que prevenir o contágio de doenças e dispor de medidas sanitárias eficientes para isso. Portanto, é fundamental reavaliar a política interna e adequar processos ou equipamentos. 

5. Manutenção preventiva

O futuro irá exigir adaptabilidade ágil e assertiva. Por isso, a manutenção preventiva pode ser listada com uma das principais tendências da indústria 4.0.

O mercado notou que a imprevisibilidade é algo iminente, e criar métodos para se adaptar ao novo rapidamente é essencial para a sobrevivência de pequenas e grandes indústrias.

Com a manutenção preventiva, a empresa consegue se preparar para mudanças radicais sem correr o risco de parar. Essa é uma forma de antecipar soluções, antes que o problema se torne maior.

Conte com a gente!

Precisando de manutenção preventiva? Conte com nossos especialistas! Fale agora com nossos consultores e obtenha um orçamento personalizado. Clique aqui


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado