Como as prensas são usadas para a produção de papel?

Você já teve curiosidade de saber como as prensas são utilizadas na produção de papel? Esse equipamento deve ser robusto e capaz de suportar ambientes adversos, mas também é necessário que ele ofereça precisão e rapidez.

Saiba mais sobre a fabricação de papel e celulose, como a prensa é usada nesse processo e a importância de contar com equipamentos de qualidade – e isso inclui os cilindros hidráulicos.

Como o papel é feito?

A fabricação do papel começa com a derrubada de árvores de eucalipto e pinus plantadas para essa finalidade. Atualmente, 100% do papel produzido no Brasil é obtido de madeira de reflorestamento, segundo dados da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) publicados na Folha de Londrina.

Essas árvores são descascadas e picadas. Depois, é aplicado um produto que ajuda a separar as fibras de celulose das demais substâncias presentes na madeira, como lignina e extrativos. Essas fibras são a matéria-prima utilizada na produção do papel, que, para ficar com a cor branca que conhecemos, passa por um tratamento químico.

Nesse estágio, as prensas são acionadas para agrupar a celulose, que será usada para a produção de papel na mesma fábrica ou será comercializada para outras empresas.

A celulose pronta recebe novos tratamentos, nos quais são acrescentadas outras substâncias na massa e, novamente, uma prensa é utilizada para retirar a umidade dessa mistura.

Depois disso, o produto passa por outra prensa e por cilindros quentes, que irão retirar o excesso de umidade que ainda sobrou no papel. Para finalizar, ocorre a adição de amido e o produto passa por uma prensa mais uma vez, que ajuda a secar e a alisar o papel.

Por que as prensas são tão importantes na produção de papel?

Neste processo, a prensa foi utilizada por pelo menos 3 vezes, até a obtenção do papel que conhecemos. O equipamento é de suma importância para que o produto atinja o teor seco necessário e, consequentemente, tenha a qualidade ideal para uso.

Além disso, as prensas auxiliam na obtenção de outras propriedades importantes para a qualidade do papel, como a capacidade de absorção e o volume.

O uso de uma prensa ineficiente faz com que a umidade não seja retirada do papel, diminuindo a resistência do produto e provocando um aumento na quebra das folhas. Se o material possui um teor de umidade maior que o recomendado, é preciso que ele seja submetido ao vapor da seção secadora por mais tempo, o que aumenta os custos de produção.

Portanto, o uso de boas prensas faz com que o papel tenha a qualidade desejada e também diminui gastos para o fabricante.

Como a HIdrocromo pode ajudar

A Hidrocromo é uma empresa localizada em Santa Bárbara d’Oeste (SP), com mais de 30 anos de experiência na fabricação e manutenção de cilindros para prensas hidráulicas e pneumáticas.

Sem um bom cilíndro, dificilmente seu equipamento irá apresentar a performance desejada, o que certamente afetará a qualidade do papel fabricado pela empresa.

Vale também citar a importância da manutenção dos cilindros para que a prensa mantenha seu pleno funcionamento.

Acesse o site e saiba mais sobre os serviços oferecidos!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado