Como manter a prensa hidráulica em pleno funcionamento?

Como manter a prensa hidráulica em pleno funcionamento?

A prensa hidráulica é, provavelmente, um dos equipamentos mais importantes em sua fábrica e indústria. Mantê-la em pleno funcionamento garante o fluxo de produção adequado e evita prejuízos.

Para isso, é importante adotar alguns cuidados regulares que aumentam a preservação e a vida útil dos equipamentos. Reunimos aqui 5 dicas simples que podem ser adotadas para essa finalidade. Confira!

  1. Cheque o nível do fluido

Sempre que usar a prensa, procure checar o nível do fluido. O sistema precisa da quantidade adequada da substância para funcionar bem, ou não conseguirá aplicar a pressão necessária para o trabalho.

Se for necessário, coloque mais óleo no equipamento – certifique-se de usar o mesmo tipo, mantendo assim a viscosidade da substância.

  1. Confira os indicadores de filtro

Muitos sistemas hidráulicos usam indicadores de filtro que podem ser visualizados com facilidade, para que você consiga identificar a necessidade de troca.

O ideal é fazer essa checagem antes do uso, pois um filtro sujo é capaz de contaminar todo o equipamento, danificando os cilindros e a bomba.

  1. Verifique os acessórios hidráulicos

É interessante reservar alguns minutos para fazer uma inspeção visual do equipamento, procurando por encaixes frouxos, vazamentos ou rachaduras nas mangueiras.

Muitas vezes, esses defeitos não são perceptíveis com o equipamento desligado. Por isso, ligue a prensa! Assim, a inspeção é feita com a pressão e o fluido em movimento, o que facilita a detecção de problemas.

Caso algum defeito seja localizado, envie imediatamente a prensa para manutenção.

  1. Procure por entradas de ar

A maneira mais simples de checar se há alguma entrada de ar no sistema hidráulico é detectar a presença de bolhas no fluido. O óleo não pode apresentar uma aparência espumosa quando o sistema é acionado.

Para isso, conte com a ajuda de uma lanterna e dê uma olhada pelo orifício de enchimento do tanque de óleo. Se encontrar bolhas, provavelmente o sistema está com alguma entrada de ar.

Outras causas para a formação dessas bolhas podem ser vedações ruins, fluido frio ou muito viscoso para o sistema. Outra dica importante é prestar atenção à bomba – ruídos podem ser sinal de que ela não está cavitando e não é capaz de pressurizar o sistema adequadamente.

5. Acompanhe a temperatura do sistema

Use um termômetro infravermelho para checar a temperatura das bombas regularmente. O excesso de calor danifica partes do sistema, exigindo uma troca prematura das peças.

A temperatura máxima que pode ser atingida para que a prensa hidráulica funcione bem é de 82 °C.

Com esses cuidados, a prensa hidráulica terá um pleno funcionamento por mais tempo, aumentando bastante a vida útil do equipamento, o que impacta os custos da empresa de maneira positiva.

Outra boa prática é enviar os cilindros hidráulicos de tempos em tempos para uma manutenção preventiva. Aqui na Hidrocromo oferecemos esse serviço, além da restauração e do conserto de cilindros já danificados.

Também produzimos cilindros dentro do tamanho padrão ou com medidas específicas para determinados equipamentos – outro detalhe que aumenta a durabilidade e permite que a prensa entregue o resultado que a indústria ou fábrica precisa.

Conte com a Hidrocromo para manter a qualidade e a performance dos cilindros da sua prensa hidráulica!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado