cilindros hidráulicos na fabricação de aço

Como os cilindros hidráulicos são usados na fabricação de aço?

Por lidar com forças extremas e que exigem precisão, a siderurgia é uma das indústrias que precisa da hidráulica para realizar suas operações. E qual o papel dos cilindros hidráulicos para a fabricação de aço?

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse processo e como os cilindros são utilizados. Acompanhe!

Como o aço é produzido?

A siderurgia é um importante setor industrial para o Brasil que, no primeiro semestre de 2021, produziu 18,1 milhões de toneladas de aço, segundo dados da Agência Brasil. Esse material é aproveitado para diversas finalidades, graças a características como resistência a diversas temperaturas, longa durabilidade e baixo custo de manutenção.

O processo de fabricação do aço começa com a conversão do carvão em uma fonte mais eficiente de combustível, o coque, com a ajuda de condições específicas, como o calor intenso e baixo oxigênio. Essa substância é uma fonte de combustível mais limpa, que produz pouca fumaça quando aquecida.

Após a produção, o coque é submetido a uma alta temperatura, provocando o derretimento do minério e criando o ferro-gusa, que é transportado para o alto-forno e exposto ao oxigênio puro, iniciando sua conversão em aço.

Para finalizar, é feita a laminação, na qual o aço é deformado mecanicamente e transformado em produtos siderúrgicos, como chapas, bobinas, barras, arames, etc.

Quais são as aplicações dos cilindros hidráulicos na fabricação de aço?

Para a produção do coque, há a utilização dos cilindros hidráulicos, que abrem e fecham as portas do forno, além de empurrar e transferir o material. Por se tratar de um ambiente de altíssima temperatura, um cilindro comum não é o mais adequado para esse equipamento.

Além disso, esses cilindros também devem oferecer segurança em relação a outros fatores. Como o fluido geralmente é inflamável, qualquer pequeno vazamento pode provocar um grave acidente. Apenas para que haja uma noção mais clara do perigo que um equipamento ruim representa, o furo de um alfinete em uma mangueira hidráulica pode transformá-la em um lança-chamas.

Por isso, as indústrias siderúrgicas usam fluidos hidráulicos resistentes ao fogo, como o HFC ou do tipo água glicol, que combinam a resistência ao calor com um ótimo desempenho lubrificante, além de oferecerem um melhor custo-benefício.

Além disso, o cilindro deve ser vedado adequadamente, com um material resistente às altas temperaturas e à água, para que não ocorra vazamento do fluido.

Os cilindros hidráulicos também são usados no alto-forno, uma máquina enorme com requisitos de controle de movimentos que apenas os sistemas hidráulicos conseguem atender.

Cilindros hidráulicos para a siderurgia? Conte com a Hidrocromo!

Com mais de 30 anos de história, a Hidrocromo trabalha com a fabricação e a manutenção de cilindros hidráulicos para a siderurgia e diversas outras indústrias, com alta qualidade e durabilidade.

Por se tratar de um setor que lida com agentes capazes de provocar acidentes gravíssimos, os equipamentos usados na siderurgia precisam ser feitos por empresas de confiança. Além disso, a manutenção preventiva é fundamental para manter as prensas em pleno funcionamento, evitando vazamentos e furos no cilindro.

Conheça a Hidrocromo e todos os serviços que oferecemos!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado