Como uma mangueira com o diâmetro incorreto pode prejudicar o sistema hidráulico?

Sistemas hidráulicos, como qualquer outro, exigem constante manutenção, que pode ser preventiva (a mais adequada para evitar danos) ou de reparação. Quando um sistema precisa parar, pode trazer alguns prejuízos para a empresa, como a queda na produção.

Uma manutenção de última hora está sujeita a imprevistos, como não encontrar as peças ideais para o equipamento. No caso da mangueira hidráulica, alguns técnicos usam soluções paliativas para resolver o problema, como instalar uma mangueira com diâmetro menor, acompanhada de uma conexão de pressão na ponta.

A princípio, isso pode parecer uma boa solução, mas traz consequências negativas a médio e longo prazo. As improvisações não só comprometem o desempenho do sistema, como diminuem a vida útil do equipamento.

Como o diâmetro da mangueira altera o sistema?

O movimento do fluido pode ser entendido a partir de dois fatores: vazão e velocidade. A vazão é o volume de fluido liberado pela bomba em um intervalo de tempo, medido em galões por minuto.

Já a velocidade é a razão entre a distância percorrida pelo fluido em um intervalo de tempo e é medida em pés por segundo. Ela é obtida pela vazão produzida pela bomba e o tamanho da mangueira hidráulica.

Ao substituir a mangueira original por uma de diâmetro menor, a mesma quantidade de fluido é forçada a passar em uma área menor, causando o aumento da pressão.

Por que a alta velocidade não funciona bem em um sistema hidráulico?

O fluido em um sistema hidráulico deve ser uniforme e estável. Esse padrão é conhecido como vazão laminar, considerado ideal para diminuir o atrito e, consequentemente, a queda de pressão.

Quanto maior a velocidade, mais turbulento o fluido fica. A rugosidade da superfície interna do tubo afeta ainda mais as características de vazão do fluido, ocasionando a queda da pressão e reduzindo a eficiência do sistema.

Além disso, a alta velocidade provoca o aumento da temperatura do fluido, afetando significativamente a vida útil da mangueira. Ou seja, esse simples “jeitinho” na manutenção pode deixar o sistema hidráulico menos eficaz e ainda exigir uma nova troca de mangueira antes do previsto.

Em um cenário pior, pode afetar o sistema como um todo, obrigando a empresa a adquirir um novo equipamento. De qualquer forma, trata-se de um problema que pode ser evitado.

Por que contratar uma empresa séria de manutenção?

Os sistemas hidráulicos têm um alto custo – tanto em material quanto em tecnologia. Por isso, confiar a manutenção a uma empresa séria é uma questão inclusive de administração da empresa.

Para isso, é importante não só usar as peças do tamanho correto (como a mangueira), mas também contar com uma equipe de profissionais competentes.

A Hidrocromo possui mais de 30 anos de experiência em manutenção e fabricação de cilindros hidráulicos. Adotando as práticas adequadas, é possível preservar os cilindros por mais tempo e, assim, aumentar a vida útil do sistema hidráulico.
Quer saber como a Hidrocromo pode ajudar? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços, que incluem a manutenção e a fabricação de cilindros novos sob encomenda.


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário

*Seu email não será publicado