Política de qualidade

Política de qualidade: como estabelecer uma?

A política de qualidade é um conjunto de normas e orientações estabelecidas por órgãos e empresas que possuem o objetivo de manter um padrão na produção e oferta de serviços. 

Essas regras geram inúmeros benefícios para uma empresa. Além de proporcionar credibilidade e confiabilidade no mercado, a política de qualidade permite planejar uma melhora contínua.

Com isso, há a possibilidade de tomadas de decisões mais assertivas.

Mas, afinal, como desenvolver uma política de qualidade na sua empresa?

Política de qualidade em 5 etapas

1 – Propósito

O primeiro passo para desenvolver uma política de qualidade robusta e eficaz é tornar essa meta um propósito para a empresa, elaborando medidas que contemplem todos os setores. 

A ideia de oferecer ainda mais qualidade aos clientes e credibilidade para o mercado deve estar presente em todos os colaboradores, desenvolvendo assim um objetivo para toda a equipe. 

2 – Normas e legislação

Conhecer as leis e orientações formais para cada setor industrial é uma etapa muito importante para desenvolver políticas de qualidade que atendam às necessidades do mercado. 

Essas diretrizes internas serão diferentes de empresa para empresa. No entanto, devem ser coerentes com as políticas externas e as expectativas de clientes, parceiros, fornecedores, sócios e investidores. 

3- Certificações

Os certificados são formas de monitorar o funcionamento das políticas adotadas e consagrar a eficácia delas.

Por isso, buscar por esses reconhecimentos também contribui para a reputação empresarial e motivação de colaboradores. 

Confira o caso da Hidrocromo:

Certificação ISO 9001

A Hidrocromo tem como Política da Qualidade assegurar melhoria contínua em projeto, fabricação, recondicionamento, usinagem, cromação, brunimento, retifica e comercialização de cilindros hidráulicos e pneumáticos.

Esse certificado foi conquistado em 2017, com o mérito de um trabalho em equipe. Além de cuidados essenciais para levar ainda mais qualidade aos nossos clientes. 

4 – Comunicação interna

A política de qualidade deve ser clara e acessível para todos os colaboradores da empresa. Para isso, é fundamental contar com uma comunicação interna eficiente e comprometida.

Busque oferecer à equipe materiais de apoio para a orientação de serviços e entregas. Além de treinamentos frequentes para a retomada das diretrizes e aperfeiçoamentos.

Manter a equipe em constante desenvolvimento e aprendizado é uma excelente maneira de agregar ainda mais conteúdo. Foque sempre nas normas que orientam a qualidade da indústria. 

A política de qualidade também deve ser documentada oficialmente. Em caso de dúvidas, a equipe responsável deve estar disponível para orientar os funcionários a fim de manter as normas estabelecidas. 

5 – Comunicação externa

Com o objetivo de oficializar a preocupação com a qualidade, é importante que a sua política interna seja compartilhada e divulgada com a comunidade.

Mantenha, em seu site, um espaço para apresentar certificados e revelar como a sua empresa cuida de todos os processos internos.

Além disso, é possível gerar inspiração em outras empresas por meio das redes sociais. 

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